segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Uma história de Ódio

A polícia é como “piranha” em busca de sangue.

Um livro complexo e completo, o Rota 66, pode ser definido dessa forma. O autor Caco Barcellos tentou e conseguiu mostrar para o Brasil como é a ação da polícia e como é diferente de tudo que sabemos. Trapaça, violência, mentira e egoísmo, são algumas características dos polícias mais respeitados do país.

Definitivamente política e justiça andam lado a lado, é uma farsa depois da outra. Exemplo disso é o caso Renan Calheiros, um homem com várias provas de corrupção conseguiu manter-se na Presidência do Senado. Como a justiça pode aceitar tal situação, só com mais “ladroagem”.

Barcellos fez um trabalho de pesquisa apurado, entrevistou muitas testemunhas e teve acesso a documentos restritos da polícia. Descobriu dentro da Rota um grupo de extermínio, jovens pobres e negros são os grandes perseguidos e quando erram o alvo, é quando ficamos sabendo do caso.

Nunca esteve tão na moda falar de polícia e ladrão, além do livro do Caco Barcellos, nos últimos anos foram criadas músicas e filmes sobre essa histórica rivalidade, entre eles estão: a música “Tropa de Elite” da banda Tihuana, o filme “Carandiru”, filme “Tropa de Elite”, e o lançamento do mês nas rádios “O rap das Armas”, de Cidinho e Doca.

No Brasil já se mata mais que muitas guerras pelo mundo a fora, pessoas inocentes morrem todos os dias vitimas de bala, sem contar os mortos por engano. Será que essa guerra um dia terá fim? E quando crianças serão poupadas do engano policial?

Nenhum comentário: